Como fazer uma boa redação


Oi, pessoal. Depois de dar um chá de sumiço no blog, decidi que vou voltar com a corda toda esse mês! Então, hoje venho aqui trazer para vocês, leitores e leitoras do blog, algumas dicas para completar essa volta às aulas 2018.

Recentemente, foram divulgadas algumas datas sobre as inscrições e realização da prova do ENEM . Assim, trouxe alguns pontos importantes serem destacados para uma boa redação no ensino médio e no vestibular.

Planejamento

O primeiro de tudo após você ler o tema da redação, é pensar em como você quer estruturar e argumentar. Separe os tópicos: "Problemática. O que está acontecendo? Por que está acontecendo? Quem são os responsáveis? O que isso pode causar? O que pode ser feito? Quem pode resolver?".  Estas são as principais perguntas que devem reger a sua forma de pensar! Não se esqueça de perguntar para si mesmo e anotar suas respostas.

Cuidado com as palavras

Essa é uma dica crucial para o sucesso da sua redação. Erros gramaticais são os últimos a passarem despercebidos pelos olhos dos corretores. Assim, se estiver em dúvida na escrita de uma palavra, mesmo que boba, NÃO ESCREVA, mas sim, procure por um sinônimo.

Sem redundâncias 

Evite acrescentar palavras desnecessárias na sua redação. Se uma palavra for o suficiente para o total entendimento, não é necessário escrever outra! Além disso, tome cuidado em repetir palavras. Por isso, é impostante revisar antes de entregar. 
Por exemplo, se já foi escrita uma palavra no mesmo parágrafo ou no anterior, não escreva outra vez, procure por outra palavra para substituir!

Pratique

Boas redações não surgem do nada! É importante treinar a escrita pelo menos uma vez na semana. Desse jeito, você pode descobrir seus pontos fortes e fracos, a forma como você prefere iniciar uma introdução ou se você prefere citar filósofos ou se basear em pesquisas e na área do entretenimento.

Cuidado com os parágrafos

Dizem que na redação é importante instigar o leitor a ler seu testo. Uma técnica para isso é zelar pela estética da redação. Para isso, tente deixar os parágrafos minimamente simétricos: 5 ou 6 linhas para introdução, 10 a 16 linhas para argumentação ( dividida em 2 parágrafos), 5 até 7 (estourando) para a conclusão. 



Imagens do Google

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo