Kimono: a roupa que nunca sai de moda



Já parou para pensar que em todo animes, dorama ou até mesmo filmes de qualquer época que tenham como cenário o Japão, sempre aparece em algum momento, um personagem vestindo um kimono? Até mesmo nos tempos mais modernos, o kimono não sai de moda. Isso acontece porquê os japoneses têm uma cultura absolutamente conservadora. 

O kimono, em seu significado real significa "coisa de vestir" e só veio adquirir seu significado atual no século XVI, quando os navios ocidentais chegaram ao arquipélago.

A partir da Restauração Meiji (1868), os japoneses gradualmente adotaram o vestuário ocidental. O governo determinou que todos os funcionários públicos, militares e civis, passassem a usar roupas ou uniformes à moda ocidental. Ao final da 1ª Guerra Mundial, quase todos os homens já usavam ternos, camisas, calças e sapatos de couro.
Atualmente a maioria das mulheres e meninas usam kimonos apenas em ocasiões especiais, como casamentos e matsuris (festivais populares ou tradicionais), os homens são ainda em ocasiões mais raras do que as mulheres. O yukata típico de verão, ainda é bastante usado por homens e mulheres nos festivais de verão e em resorts, à ocidental ou estilo japonês. 
Contudo, mesmo sendo somente em ocasiões especiais, o kimono nunca foi visto com maus olhos, diferentemente daqui do Brasil, cujo se uma pessoa sair com roupas de Festa Junina estão sujeitas a risadas dos outros.


© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo